Treze pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas num acidente de viação ocorrido na noite de sábado, no troço Chinguar (Bié)/Menongue (Cubango), na Estrada Nacional (EN) 140, soube, esse domingo, a ANGOP de fonte oficial
O acidente ocorreu quando um camião que transportava 34 pessoas capotou, quando passava pela ponte sobre o rio Cutato, na aldeia de Cassoco, vitimando mortalmente crianças e adultos.
O porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe António Hossi, apontou o mau estado técnico da viatura e falta de procedência do motorista como as presumíveis causas do acidente.
Alguns feridos estão a ser assistidos no Hospital Municipal do Chinguar e outros no Strangway, no Cuito, província do Bié. A governadora do Bié, Celeste Adolfo, solidarizou-se, na manhã desse domingo, com os familiares das vítimas, tendo assegurado apoio do governo, através da Administração Municipal no Chinguar, no sepultamento dos mortos.
No hospital do Chinguar, Celeste Adolfo interagiu com os pacientes e endereçou votos de rápidas melhoras. A Polícia Nacional e o Corpo de Bombeiros trabalham na busca de outras vítimas desaparecidas.
Este é o segundo acidente em um ano com mais de 10 vítimas mortais na província do Bié. Em Julho de 2024, na comuna do Cunje, município do Cuito, um camião desgovernado atropelou várias pessoas, provocando 15 mortes.
Em menos de uma semana, este é o segundo acidente que se regista no país com vários mortos e feridos, depois do sinistro da Serra da Leba, província do Namibe, que, na última quarta-feira, provocou a morte de 22 pessoas e ferimento de 28 outras.