EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 26 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Santo Padre cria diocese da Ganda e nomeia Dom Estevão Mbinga como seu primeiro bispo

Jornal Opais por Jornal Opais
2 de Agosto, 2024
Em Sem Categoria

O Papa Francisco elevou, por decreto, a vigária da Ganda à diocese, tendo, acto contínuo, nomeado Dom Estevão Mbinga como seu primeiro bispo, anunciou, ontem, Dom António Jaka, bispo de Benguela. O novo pastor admite que os desafios são grandes, mas salienta que Deus é amor e é a ele a quem pensa recorrer para obter as forças espirituais de que precisa para a nova missão

A partir de ontem, Quinta-feira, 01, a Ganda deixou de ser vigária e ascendeu à categoria de “Diocese”, abrangendo os arciprestados do Cubal, Chinjenje (Huambo), Chongorói e Caimbambo.

Poderão também interessar-lhe...

Ministério da Energia e Águas debate acesso universal à água e saneamento

UNITA aponta falhas na concretização da reconciliação nacional e tolerância política

Políticos dizem que discurso do Papa Leão XIV foi assertivo

Até antes do anúncio, a região, que agora passa a ser uma “província eclesiástica”, era dirigida pelo monsenhor padre Eduardo Alexandre, na paróquia São João Baptista, que, em função dessa decisão do Santo Padre, regressa à sua diocese de origem, a de Benguela. Falando em conferência de imprensa, na Sé Catedral, o bispo de Benguela deu conta da mensagem recebida da Nunciatura Apostólica, na qual é ressaltado que o Santo Padre, o Papa Francisco, criou a “diocese da Ganda”.

Dom António Jaka explicou que desmembrando-a da de Benguela e, por conseguinte, tornando-a “sufragandia da Diocese do Huambo. Ao mesmo tempo, nomeou como primeiro bispo da Ganda Sua Excelência Reverendíssima Dom Estevão Mbinga”.

De acordo com o bispo de Benguela, assim sendo, Dom Estevão Mbinga é afastado do cargo de bispo auxiliar, cargo que vinha exercendo há poucos anos. “A notícia será publicada pelo Boletim de Imprensa da Santa Sé, na Quinta-feira, 01, às 12 horas de Roma e às 11horas de Angola.

Então, com muita alegria, acolhemos o novo bispo da Diocese da Ganda”, pediu o prelado católico, ao manifestar-se feliz por ter sido indicado alguém que, na sua óptica, conhece bem a diocese ora criada pelo Papa Francisco. “Todos já sabemos, a Vigaria da Ganda, na sua totalidade, é a nova diocese da Ganda, com sede, portanto, na igreja de São João Baptista, ereta em Sé Catedral da Ganda.

Os municípios, já sabemos, os arciprestados da Ganda, Cubal, Caimbambo, Chongorói e Chinjenje como sabéis, província do Huambo”, detalhou. Com essa ascensão da vigaria da Ganda a diocese, Benguela passa a contar apenas com os arciprestados do Lobito, BaíaFarta, Catumbela, Bocoio, Balombo, para além do município sede da província, que acolhe a Sé Catedral.

Nesta perspectiva, o clero e outros ficam a pertencer à actual diocese, com excepção do Monsenhor padre Eduardo Alexandre. Visivelmente emocionado com a boa nova, o novo bispo da diocese da Ganda, Dom Estevão Mbinga, diz-se preparado para o novo desafio ao qual foi chamado por via de um decreto exarado pelo Santo Padre, a partir de Roma, sede mundial da Igreja Católica.

O prelado católico diz ter sido informado, na tarde de Quartafeira, 31, por via de canais próprios da Nunciatura Apostólica, do anúncio oficial da criação da aludida diocese.

Tão logo recebeu a proposta para o cumprimento dessa nobre missão, explica, recolheu-se em oração, seguido de uma profunda reflexão e, logo a seguir, enviou um “sim” ao líder mundial da Igreja.

“Estou com um sentimento de alegria e satisfação”, sublinhou, ao manifestar-se consciente ante os próximos desafios que tem pela frente “no curto e longo prazo” decorrentes da função de primeiro bispo da mais nova diocese de Angola. Ele enaltece a Deus por ter brindado a Diocese de Benguela com aquilo a que chama de tamanha bênção, no jubileu dos 50 anos de existência.

“Deus é amor e conta com cada um de nós”, apela o sacerdote. Agradece ao Santo Padre pela confiança em si depositada, o bispo da Diocese de Benguela, em virtude disso, espera contar com a abnegação de todos nessa sua nova missão de pastorear a Ganda.

 

Por: Constantino Eduardo, em Benguela

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Ministério da Energia e Águas debate acesso universal à água e saneamento

por Jornal OPaís
18 de Junho, 2026

O Ministério da Energia e Águas realizou, nesta quinta-feira, mais uma sessão de trabalho no âmbito do Fórum Nacional de...

Ler maisDetails

UNITA aponta falhas na concretização da reconciliação nacional e tolerância política

por Jornal OPaís
1 de Junho, 2026

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) afirma que a reconciliação nacional, a tolerância política, a justiça...

Ler maisDetails

Políticos dizem que discurso do Papa Leão XIV foi assertivo

por Sebastião Félix
18 de Abril, 2026
DR

No Salão Protocolar da Presidência da República, em Luanda, onde o Papa Leão XIV manteve encontro com a sociedade civil,...

Ler maisDetails

OMA destaca papel da mulher no processo da conquista da paz e Reconciliação Nacional

por Neusa Felipe
13 de Abril, 2026
DR

Para a secretária-geral da OMA, na conquista da paz em Angola, a mulher angolana não esteve de braços cruzados; ela...

Ler maisDetails
Daniel Miguel

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

26 de Junho, 2026

Jornada da Criança no Bié encerra com marcha em repúdio à violência contra menores

26 de Junho, 2026

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

26 de Junho, 2026

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

26 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.