O Presidente da República, João Lourenço, vai inaugurar, nesta segunda-feira, 1 de Setembro, a Refinaria de Cabinda, um empreendimento crucial para a indústria petrolífera de Angola.
O projecto, resultado de uma parceria estratégica entre a Sonangol e a Gemcorp, visa impulsionar a economia local, reduzir a dependência de importações e gerar empregos.
A infraestrutura foi projectada para produzir localmente gasóleo, Jet A1, querosene, nafta e HFO, com uma capacidade total de 60 mil barris por dia. Na primeira fase de operação, a produção inicial será de 30 mil barris diários.
Com um investimento global de 473 milhões de dólares, a Refinaria de Cabinda tem como objectivos principais diminuir os custos com importação e criar excedentes para exportação, fortalecendo a balança comercial do país.
O projeto já gerou 3.300 postos de trabalho directos e formou 700 quadros nacionais. A previsão é que esse número de profissionais qualificados chegue a 5 mil nos próximos meses, impulsionando o desenvolvimento profissional e econômico na região.