O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) veio a público, nesta segunda-feira, 07, desmentir as informações que circulam nas redes sociais e plataformas digitais sobre um alegado aumento na ordem de 25% dos preços dos serviços de comunicações electrónicas no país em 2025.
Segundo um comunicado de imprensa da instituição em posse deste jornal, o INACOM enquanto órgão regulador, esclareceu que as informações veiculadas não correspondem à verdade, sublinhando que os conteúdos partilhados utilizam indevidamente recortes de jornal publicados em 2024, com o objectivo de induzir o público em erro e fazer crer que houve um novo ajuste de preços em 2025.
De acordo com o INACOM, o único propósito destas informações em circulação é desinformar, manipular a população e criar instabilidade na percepção pública sobre a gestão do sector das comunicações.
Para tranquilizar a população, a instituição reafirma que, até à presente data, não autorizou qualquer aumento de preços dos serviços de comunicações no corrente ano e assegura que continuará a acompanhar rigorosamente a evolução do mercado e a defender os interesses dos consumidores.
O INACOM apelou ainda aos cidadãos para que consultem apenas fontes oficiais e evitem partilhar informações não verificadas que possam comprometer a confiança do público nos serviços de comunicações.
POR: Onésimo Lufuankenda