A vice-presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, hoje, em Xangai, na China, o acesso das mulheres ao mercado, às finanças e ao crédito, com o propósito de estas poderem empreender, ter mais renda e, de forma subsequente, melhorar as suas qualidades de vida.
Ao proceder ao balanço da sua visita de trabalho a Xangai, onde foi convidada a participar na 8ª Conferência Anual Cultural Taihu, Esperança da Costa afirmou que o Executivo mantém o contínuo investimento na capacitação e no empoderamento das mulheres angolanas, destacando a importância de assegurar cada vez mais o acesso das mulheres à terra, sobretudo no que toca ao desenvolvimento da mulher rural.
Na sequência, lembrou que o Governo angolano está a desenvolver um conjunto de programas e políticas para que a mulher tenha cada vez mais acesso a esses serviços. Neste quadro, a vice-presidente apontou o Fundo de Garantia de Crédito e outros programs que estão a ser incentivados e propostos aos bancos de crédito, para que as mulheres, de forma singular ou organizadas em cooperativas, tenham acesso a créditos e desenvolvam actividades para melhorar a vida das famílias.
A visita da vice-presidente ao gigante asiático, onde participou em dois fóruns temáticos e manteve contactos com entidades locais para o fortalecimento da cooperação bilateral, terminou hoje esta quarta-feira.
Durante os dias de visita a governante visitou os centros Tecnológico da Huawei e de Tecnologia e Desenvolvimento dos BRICS, onde manteve encontro com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que agora preside o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS.









