O partido UNITA assinalou no último sábado, 3 de Agosto, a data natalícia do seu presidente fundador, Jonas Malheiro Savimbi, com uma declaração pública em que presta “a mais elevada homenagem” à memória de quem considera um dos mais marcantes símbolos da luta pela liberdade, justiça e dignidade do povo angolano
Sob o lema “Dr. Jonas Malheiro Savimbi– Uma Vida por Angola e pelos Angolanos”, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA aproveitou a efeméride para reafirmar os ideais do histórico líder e sublinhar o seu legado como “farol que ilumina o caminho da resistência contra todas as for- mas de opressão e de negação dos direitos fundamentais”.
“Esta efeméride constitui um momento de profunda reflexão, de reafirmação dos compromissos e renovação da certeza do ideal de uma Angola verdadeiramente livre, justa, inclusiva e próspera”, refere a nota oficial do partido.
A UNITA destacou o projecto de sociedade idealizado por Savimbi, a sua “liderança de vanguarda, coragem política e incansável dedicação à pátria”, descrevendo-o como “símbolo de unidade e coesão do Partido” e “exemplo de firmeza na luta pelos interesses mais nobres do povo angolano”.