A 39.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana acontece de 14 a 15 de Fevereiro de 2026. O evento vai culminar com a tomada de posse da nova Presidência rotativa da União Africana, cessando desta forma o mandato da República de Angola na liderança da organização, que tem à testa João Lourenço
A União Africana (UA) iniciou, ontem, na sua sede sita em Adis Abeba, Etiópia, a sua 51.ª Sessão Ordinária do Comitê de Representantes Permanentes (CRP). O encontro, que serve de antecâmara para a 39.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, reunirá representantes permanentes (embaixadores) dos Estados-membros acreditados junto à União Africana, bem como funcionários da Comissão da União Africana (CUA) e dos órgãos da UA, para deliberar sobre os temas da agenda.
A República de Angola, que detém a Presidência da organização, esteve representada pelo embaixador Miguel Bembe, que presidiu o encontro, defendendo, na ocasião, uma maior cooperação entre os Estados-membros para fazer face aos desafios, quer políticos, económicos e securitários, que o continente ainda enfrenta, garantindo o bem-estar dos seus povos.
A 51.ª Sessão Ordinária do Comité de Representantes Permanentes (CRP) da União Africana vai decorrer de 12 a 30 de Janeiro de 2026, na Sede da União Africana em Adis Abeba, Etiópia, no Salão de Conferências Mandela.
Leia mais em









