A empresa China Sonangol Internacional Limited (CSIL) foi condenada, recentemente, pelo Tribunal Superior da Região Administrativa Especial de Hong Kong, a restituir um empréstimo de 240 milhões de dólares que lhe foi concedido pela Sonangol E.P., revelou, nesta quarta-feira, em tribunal, um alto funcionário da petrolífera nacional
Hélder Pires Ferreira, representante da Sonangol E.P. na referida empresa chinesa sedeada em Hong Kong, fez essa afirmação no momento em que estava a ser ouvido na Câmara Criminal do Tribunal Supremo, sobre os factos relacionados com a parceria existente entre as duas empresas acima mencionadas, no âmbito do processo-crime n.º 38/2022 que está em julgamento.
O especialista, ouvido na condição de declarante, ao lado de outros dois colegas, afirmou que, além da acção civil movida pela Sonangol E.P. com vista a recuperar este valor, vão desencadear uma outra judicial focada na recuperação de outros bens envolvidos nesse negócio, em Hong Kong.
Além deste gestor da empresa pública, o tribunal ouviu o seu administrador executivo Osvaldo Inácio, na condição de declarante, que também prestou contributos valiosos para a descoberta da verdade material. Por considerar essa informação relevante, as partes envolvidas no processo requereram ao Tribunal a junção aos autos da declaração dessa sentença, que terá sido proferida há um mês, para ser analisada por todas as partes envolvidas nesta fase de discussão e produção de provas.
Leia mais em