O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa, desde as primeiras horas desta quinta-feira, em Bissau, da 30ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O evento, que decorre sob o tema “A CPLP e a Soberania Alimentar-Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, teve como ponto mais alto a tomada de posse do presidente da organização, Carlos Pinto Pereira, que é também ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau.
O evento reúne ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos nove Estados-membros, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de Observadores Associados e Consultivos da CPLP.
Segundo uma nota do MIREX consultada por este jornal, a 30ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da (CPLP) está a analisar o estado actual da cooperação no seio da Comunidade, com destaque para as iniciativas em curso nas áreas da mobilidade, economia, educação, cultura e segurança alimentar.
Durante o evento, o chefe da diplomacia angolana considerou o certame como espaço privilegiado de diálogo, solidariedade e cooperação entre os países lusófonos, reafirmando o compromisso com os princípios que regem a comunidade desde a sua fundação, em 1996.
POR: Onésimo Lufuankenda