O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou na noite deste domingo à cidade do Dubai, Emirados Árabes Unidos, para integrar a delegação presidencial angolana que participará na Cimeira Mundial de Governos 2026 (World Governments Summit – WGS 2026) e no lançamento da Cimeira Global de Investimento Africano (Global African Investment Summit – GAIS), eventos que decorrem de 3 a 5 de fevereiro.
De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, o chefe da diplomacia angolana foi recebido no Aeroporto Internacional Al Maktoum pelo embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, e pela cônsul-geral de Angola no Dubai, embaixadora Paula Castro.
A participação de Angola neste importante fórum internacional enquadra-se na estratégia de reforço da diplomacia económica e da promoção do continente africano como um destino estratégico para o investimento global, em consonância com as prioridades da União Africana, actualmente presidida pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
A Cimeira Mundial de Governos reúne Chefes de Estado e de Governo, dirigentes de organizações internacionais, decisores políticos, líderes empresariais e especialistas de diversas regiões do mundo, com o objectivo de debater soluções inovadoras para os desafios globais e o futuro da governação.
No quadro do evento, será lançado o Global African Investment Summit (GAIS), uma nova plataforma destinada à mobilização de investimentos, ao fortalecimento das parcerias público-privadas e à promoção do desenvolvimento sustentável em África, criando pontes entre Governos africanos, investidores internacionais e instituições financeiras globais.
Citado na nota, o ministro Téte António afirmou que o Presidente João Lourenço tem sido uma voz activa na promoção de um maior alcance de investimento e desenvolvimento em África, incluindo o incentivo a mecanismos de atracção de capital e de integração económica do continente.
Acrescentou ainda que, na qualidade de Presidente da União Africana, João Lourenço tem defendido, em fóruns multilaterais, a mobilização de investimentos e a cooperação internacional em prol do desenvolvimento africano, em linha com o espírito e os objectivos da GAIS.









