O coordenador da Omunga, João Malavindele, afirmou, em declarações exclusivas a este jornal, ser necessário incutir no cidadão a ideia de participação cívica em assuntos ligados à vida política, social e económica. O activista, que falava à margem da Conferência Provincial da Sociedade Civil, em Benguela, diz ter sido este o mote definido para o certame que, de 14 a 15, se propõe a discutir temas relacionados com os direitos humanos, sob apoio da União Europeia
A conferência provincial da sociedade civil é o corolário de uma série de actividades da mesma natureza desenvolvidas a nível municipal, visando a promoção da participação cidadã nos espaços de tomada de decisão.
Nessa, se quer, de resto, criar sinergias para, de uma só voz, a sociedade civil, agregada em plataforma, poder trabalhar em prol dos desafios que os activistas ainda enfrentam – segundo o coordenador da Omunga.
João Malavindele aponta a questão da participação cívica dos cidadãos como um dos principais problemas enfrentados, ao afirmar que a forma como alguns assuntos têm sido decididos, a nível de conselhos de auscultação das comunidades, fica muito aquém do desejado.
POR:Constantino Eduardo, em Benguela
Leia mais em