EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Dom, 28 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

SADC enaltece esforço de Angola no investimento em infra-estruturas espaciais

Jornal Opais por Jornal Opais
1 de Agosto, 2023
Em Política

A secretária executiva da CRASA – Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral, bridget Mpahato Linzia, enalteceu, ontem, 31 de Julho, durante o 2º workshop sobre a regulação e economia espacial, os esforços que o Governo angolano tem feito nas telecomunicações, tendo destacado a construção do Angosat 2

Poderão também interessar-lhe...

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

A responsável, que falou em vídeo-conferência, exortou os países membros da SADC a aproveitarem os serviços do satélite angolano. O worshop, que está a ser ministrado por especialistas da União Internacional das Telecomunicações (UIT), visa igualmente a troca de experiência entre os países. No acto de abertura, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira, considerou que “a capacitação se reveste de capital importância para a região da SADC”, na medida em que, em seu entender, vai munir os técnicos com ferramentas para fazer face aos novos e futuros desafios em matéria de regulação dos serviços por satélite e a economia espacial. Ao nível de África se tem feito muitos investimentos em termos de infra-estruturas espaciais.

Para o ministro angolano, urge por isso a necessidade de munir também os órgãos reguladores para um melhor acompanhamento aos projectos. Mário Oliveira referiu que da parte de Angola há o compromisso da contínua capacitação de quadros aos mais diversos níveis e pediu aos outros países membros da SADC a seguirem o exemplo de Angola rumo ao desenvolvimento dos povos. Aos participantes, o ministro angolano pediu que aproveitem o máximo. “Tirem o melhor proveito das matérias”, solicitou. Por outro lado, o ministro informou que Angola conta com um Programa Espacial Nacional ambicioso, em que o capítulo formativo constitui uma pedra basilar para o alcance dos objectivos do referido programa.

Experiência

Moçambique ainda não tem satélite próprio e, de acordo com o director de Rádio, Telecomunicações e Fiscalização deste país, Martins Langa, vai buscar a experiência de Angola para futuramente dar passos no senti- do de sair da dependência total dos países vizinhos em termos de serviços espaciais. “Angola deu passos grandes e pode ensinar Moçambique”, reconheceu, acrescentando que, neste momento, o seu país estuda a possibilidade de beneficiar dos serviços do Angosat 2.

A regulação espacial é feita em três perspectivas, nomeada- mente internacional, africana e da especificidade de cada país. Importa referir também que, segundo dados oficiais, confirmados pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Angolano das Telecomunicações (INACOM), Joaquim Munhongo, a indústria espacial africana está actualmente avaliada em 20 mil milhões de dólares e espera-se que até ao final deste ano atinja os 23 mil milhões de dólares.

POR: José Zangui

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

‎‎O vice-governador do Huambo para o sector Técnico e Infra-estruturas, Edgar Hilário, recebeu em audiência, neste sábado, o embaixador extraordinário...

Ler maisDetails

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Angola apresentou, sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, a experiência da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas...

Ler maisDetails

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

28 de Junho, 2026

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

28 de Junho, 2026

Pastor detido no Bié por abuso sexual de uma menor durante cinco anos

28 de Junho, 2026

Obras do Hospital Militar do Huambo atingem 48% de execução física

28 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.