O Projecto de Construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça está num ritmo acelerado, atingindo cerca de 40% de avanço geral.
De acordo com uma nota do Ministério da Energia e Águas, a que OPAÍS teve acesso, o andamento da obra foi sublinhado com a assinatura de duas importantes adendas contratuais, um passo que visa dar o reequilíbrio financeiro e a continuidade do fornecimento de equipamentos eletromecânicos, que visam garantir que a primeira turbina comece a operar já em 2027.
A primeira adenda foi formalizada entre o Ministério da Energia e Águas (MINEA) e a construtora China Gezhouba Group Company (CGGC), tendo como foco o contrato de fornecimento, montagem e comissionamento dos equipamentos eletromecânicos. Esta adenda visa o necessário reequilíbrio financeiro do respetivo contrato.
Em seguida, foi assinada a segunda adenda entre a CGGC e a empresa VOITH, subcontratada para o fornecimento, montagem e comissionamento dos equipamentos eletromecânicos do aproveitamento, solidificando a cadeia de suprimentos essenciais para o empreendimento.
A sua entrada em pleno funcionamento garantirá um aumento significativo da fiabilidade da rede interligada em todo o território nacional.









