O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou na manhã do último sábado, 20, a Nova Iorque, onde vai participar, amanhã, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana (UA), nos trabalhos da 80.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas
Acompanhado pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Presidente tem uma vasta agenda de encontros bilaterais e multilaterais com líderes mundiais, bem como a intervenção no debate geral da Assembleia, centrado nos desafios globais de paz, segurança, desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
Primeiro acto oficial
Ainda no sábado, João Lourenço manteve um encontro de cortesia com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, no edifício-sede da organização. No final da audiência, o Chefe de Estado assinou o livro de honra, onde deixou registadas as suas primeiras impressões.
Na sua mensagem, o estadista angolano sublinhou que é “sempre uma honra visitar a sede das Nações Unidas” e reafirmou a importância da reunião com António Guterres, com quem abordou “os desafios que esta prestigiada organização enfrenta no momento actual do mundo, marcado por convulsões, incertezas e imprevisibilidades”.
Leia mais em