O Presidente da República, João Lourenço, encerrou, hoje, a visita de Estado de dois dias a Portugal, focada no fortalecimento dos laços de cooperação entre os dois países.
A agenda do Chefe de Estado angolano, que chegou a Portugal na quinta-feira e iniciou as actividades oficiais na sexta-feira, 25, incluiu encontros de alto nível.
O Presidente angolano foi recebido pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, antes de seguir para o Parlamento português, onde se reuniu com o líder parlamentar, José Aguiar Branco.
Um dos principais resultados desta visita foi a assinatura de 11 acordos de cooperação, abrangendo diversas áreas. Entre os acordos constam o Protocolo de Parceria para a Implementação do Programa de Cooperação entre o Ministério do Interior de Angola, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, e o Ministério da Administração Interna de Portugal, o Acordo de Cooperação em Proteção Civil e Bombeiros entre o Ministério da Administração Interna de Portugal e o Ministério do Interior de Angola, o Protocolo de Cooperação Técnica em Segurança Rodoviária entre o Ministério do Interior de Angola e o Ministério da Administração Interna de Portugal.
Além destes, foram também assinados acordos importantes nas áreas de infraestruturas de transporte e logística, incluindo um Memorando de Entendimento nesse domínio, um Protocolo de Cooperação entre a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola e a AICPE Global Parques, e um Memorando de Entendimento entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de Angola e a IP Engenharia (IPE), do Grupo Infraestruturas de Portugal.
POR: Onésimo Lufuankenda