O Presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou ontem, em Luanda, que o nome do candidato do partido às eleições gerais de 2027 só será conhecido no Congresso ordinário do próximo ano, tendo sublinhado que as manifestações públicas de intenção de alguns membros “não beliscam a harmonia interna” desta formação política
A falar após inaugurar a nova Sede Nacional do MPLA, João Lourenço esclareceu que, apesar das movimentações internas, o processo está regulado pelos estatutos e pela Constituição. “À luz da Constituição, cada partido só pode apresentar um candidato ao Tribunal Constitucional.
Quem será? É uma questão de esperar pelo congresso”, esclareceu. Sobre potenciais múltiplas candidaturas, Lourenço reforçou: “Antes do congresso, as pessoas são livres para dizer o que quiserem, mas o MPLA apresentará apenas um nome, conforme a lei”, declarou.
As declarações do actual líder do partido maioritário foram feitas em resposta às questões dos jornalistas durante a cerimónia de inauguração do novo edifício-sede, no dia em que o partido celebrou 69 anos de existência.









