O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, participou, neste sábado, de um evento de alto nível denominado “Compact with Africa (CwA 2.0)”, em Joanesburgo, África do Sul.
O certame, que decorreu em paralelo à Cimeira do G20 é uma iniciativa promovida pelo Governo alemão sob o tema “Para o Crescimento Económico e Empregos” e reuniu líderes africanos e parceiros internacionais com o objectivo de reforçar a cooperação e impulsionar reformas favoráveis ao investimento no continente.
O Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, participou como convidado especial, juntando-se ao Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e ao Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anfitrião do evento e co-presidente do Grupo Consultivo Africano sobre o CwA.
No seu discurso, João Lourenço felicitou a África do Sul e a Alemanha pela organização da reunião e destacou o papel desempenhado pela Presidência sul-africana do G20 ao colocar o Compact with Africa entre as suas prioridades.
O Chefe de Estado sublinhou ainda a relevância da adesão da Zâmbia e de Angola ao pacto, elevando para 15 o número total de países signatários.
Segundo João Lourenço, alcançar este número “é simbólico e significativo”, uma vez que 15 é igualmente o número mínimo de ratificações exigidas para a entrada em vigor da maior parte dos instrumentos jurídicos da União Africana.
O líder angolano defendeu que a crescente adesão ao pacto e a implementação de reformas estruturais poderão transformar África num continente reformador e aberto aos negócios, capaz de atrair o investimento necessário para uma prosperidade sustentável, alinhada com a aspiração 1 da Agenda 2063: “A África que Queremos”.
João Lourenço apelou ainda à cooperação e à urgência na concretização dos compromissos estabelecidos:
“Os nossos povos e o mundo estão com os olhos postos em nós, não os desiludamos.”









