O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, está a caminho de Luanda, proveniente da Bélgica, onde discursou no Fórum Global Gateway.
No seu discurso, João Lourenço sublinhou que parceria entre a União Africana (UA) e Europeia (UE) no quadro do Global Gateway é um instrumento fundamental para transformar oportunidades em resultados concretos, baseado numa cooperação reforçada e na confiança mútua.
Disse, também, disse que a plataforma é fundamental para abordar a interdependência global, que já abrange, para além das infra-estruturas físicas, a segurança energética e alimentar, a transição digital e a resiliência climática.
O líder da União Africana reiterou que o continente busca desenvolver capacidades para impulsionar a transformação local dos seus recursos, com o objectivo primordial de criar empregos dignos para a juventude africana.
À saída da Bélgica, João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e de membros da organização.