O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que chegou na noite de ontem à cidade de Moçâmedes, cumpre a partir das primeiras horas de hoje, uma agenda de trabalho na província do Namibe, onde vai inaugurar vários equipamentos de impacto social, cultural e económico.
Entre os equipamentos sociais, económicos e culturais a serem inaugurados hoje pelo Presidente da República, o destaque recai para o Porto Namibe, o terminal mineraleiro do Saco Mar e o Cine Namibe.
Iniciadas em 2022, as obras de requalificação da baía de Moçâmedes, incluíram a construção de uma ponte-cais, reabilitação das infra-estruturas envolventes, bem como a construção de um terminal de contentores.
Para a execução da empreitada que hoje será inaugurada pelo Presidente da República, o Governo angolano desembolsou cerca de 600 milhões de dólares norte-americanos, sendo que 85 por cento deste valor foram financiados pelo banco japonês JBIC, ao passo que os outros 15 por cento foram assegurados por uma instituição financeira sul-africana.
A agenda que o Presidente da República cumpre desde ontem na cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe, contempla para o fim do dia, a inauguração do Hotel Yona.
Em actualização…
Por: João Katombela, enviado ao Namibe