O Presidente da República, João Lourenço, realizou nesta terça-feira, 15, uma visita de campo às obras do futuro Palácio da Música, do Teatro e da Casa do Artista, localizadas no antigo edifício da Assembleia Nacional – um dos marcos mais simbólicos da história político-cultural do país. A infra-estrutura, que visa revitalizar a memória da cidade e colocar a cultura no centro do desenvolvimento, está com uma execução física de 27%, conforme foi revelado durante a visita
Projectado pelos arquitectos lusos João e Luís Garcia de Castilho, entre 1946 e 1952, o edifício funcionou inicialmente como Cine-Teatro Restauração, com salas de espectáculos, restaurante-bar e esplanada. Após a independên- cia, em 1975, converteu-se no Palácio dos Congressos e acolheu a primeira sede da Assembleia Nacional.
O edifício foi encerrado em 2015 e, dez anos depois, está a ganhar nova vida como centro cultural de referência. Com um orçamento total de 85 milhões de dólares, a cargo do grupo Mitrelli, o projecto de reabilitação foi lançado oficialmente em Abril de 2024, tendo o contrato entrado em vigor a 10 de Outubro do mesmo ano, com prazo de execução de 30 meses e conclusão prevista para Abril de 2027.
No entanto, o empreiteiro trabalha com o objectivo de antecipar a entrega para Novembro de 2026. Um valor adicional de 3,4 milhões de dólares está destinado à fiscalização da obra, a cargo da empresa DAR Angola Consultoria.
Leia mais em