O Presidente da República, João Lourenço, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, vai condecorar os signatários dos Acordos de Alvor no Hotel Intercontinental, em Luanda. À luz da lei nº2/25, de 18 de Março, Agostinho Neto, Álvaro Holden Roberto e Jonas Savimbi serão agraciados com a medalha classe Independência, acto assinalado no dia 11 de Novembro de 1975.
Após o Titular do Poder Executivo anunciar no discurso sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional, a sociedade angolana e o resto do mundo reagiram, a toda dimensão, de forma positiva. Por isso, os três signatários dos Acordos de Alvor, em Portugal, momento que resultou na marcação da data da “Dipanda” contou com a colaboração de cidadãos nacionais e estrangeiros.
Para além da classe Independência, o Presidente da República, João Lourenço, vai também outorgar a medalha classe de honra a qual vai incluir o Presidente José Eduardo dos Santos e outros nacionalistas africanos. Basta lembrar que nos termos da solidariedade africana, à época, muitos líderes africanos, pela luta de libertação dos povos oprimidos, ajudaram Angola a sair do jugo colonial com contribuições directas e indirectas.









