O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, recebeu em audiência, na manhã desta sexta-feira, 30, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, a embaixadora não-residente do Malawi, Margareth Constance Kamoto, que procedeu ao cumprimento de despedida, após finalizar a sua missão diplomática junto do Estado angolano.
Em declarações à imprensa, no final do encontro que manteve com o Chefe de Estado angolano, a diplomata malauiana explicou que, durante a audiência, também transmitiu saudações calorosas do Presidente do Malawi, realçando o apreço do seu país pela relação de cooperação que mantém com Angola.
Considerou positivo os laços que interligam os dois países, sobretudo após a assinatura de um acordo de cooperação geral. De acordo com a embaixadora, existem perspectivas concretas para o aprofundamento da cooperação em áreas como o comércio, transportes, energia e imigração.
Margareth Kamoto aproveitou o ensejo para elogiar o desempenho do nosso país na presidência da União Africana (UA), o que considerou emocionante e profunda, bem como destacou a importância da liderança do Presidente João Lourenço na frente da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), afirmando que a República do Malawi prestou todo o apoio necessário ao mandato do Estadista angolano.
Numa outra audiência separada, João Lourenço recebeu, no Palácio Presidencial, a directora Executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana – AUDA NEPAD, Nardos Bekele Thomas, no quadro do reforço da cooperação entre o nosso país e os órgãos especializados da União Africana.
Durante a reunião, foram abordadas questões inerentes à implementação de projectos estratégicos de desenvolvimento no continente berço, com realce para iniciativas alinhadas com a agenda 2063 da UA, nas áreas das infra-estruturas, integração regional, industrialização e desenvolvimento sustentável.









