O Parlamento Pan-Africano realiza, neste sábado, 27 de Setembro, um seminário focado na Inteligência Artificial (IA), com o intuito de capacitar os deputados africanos e colocar os parlamentos no centro da governança da tecnologia no continente, em conformidade com a Declaração de Lusaka.
O seminário, integrado nas Reuniões das Comissões Permanentes, surge como um esforço crucial para dotar os legisladores africanos de uma compreensão aprofundada sobre as oportunidades, riscos e tendências globais da IA, bem como as suas profundas implicações para África.
Esta iniciativa visa reforçar as capacidades dos deputados no domínio da transformação digital, um pilar fundamental para o futuro do continente.
O principal objectivo da actividade é consolidar o papel dos parlamentos na elaboração de leis, supervisão, orçamentação e representação dos cidadãos face à rápida evolução da Inteligência Artificial.
A Assembleia Nacional de Angola faz-se representar neste certame por uma delegação, evidenciando a participação angolana no debate pan-africano sobre a governação tecnológica. A comitiva angolana é chefiada pelo deputado Adalberto Costa Júnior.