O novo segundo-comandante do Exército, tenente-general Remígio do Espírito Santo, tomou posse nesta quarta-feira (16), numa cerimónia orientada pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”
Remígio do Espírito Santo, recentemente nomeado Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, substitui no cargo o tenente-general João Cruz da Fonseca.
Durante o acto, o ministro João Ernesto dos Santos destacou a vasta experiência combativa do empossado, com percurso iniciado nas operações militares que culminaram na histórica Batalha do Cuito Cuanavale, bem como noutras acções subsequentes, enquadradas no esforço de preservação da Independência Nacional, conquista da Paz, Reconciliação Nacional e consolidação do Estado Democrático e de Direito.
Pelo seu reconhecido brio profissional e sentido de missão, o titular da pasta da Defesa manifestou confiança em que o tenentegeneral Remígio do Espírito Santo reforçará o apoio ao Comandante do Exército, contribuindo para o cumprimento efectivo das responsabilidades do ramo e das FAA.
Na sua intervenção, o segundo-comandante do Exército manifestou-se empenhado em colocar a sua experiência ao serviço da corporação e sublinhou a importância da preparação contínua das tropas como elemento essencial da prontidão combativa.
“Esta função representa um novo desafio. É essencial contar com a colaboração de todos, desde os oficiais aos soldados, para assegurarmos um desempenho à altura das exigências actuais”, afirmou. Antes da presente nomeação, o tenente-general Remígio do Espírito Santo exercia as funções de comandante da Região Militar Sudeste.