O Bureau Político do Comité do Central do MPLA lamentou, esta terça-feira, com profunda dor e consternação o falecimento de Augusto Lopes Teixeira ”Tutu, ocorrido, hoje, vítima de doença.
Na mensagem de condolências divulgada no Facebook, o MPLA refere que o malogrado nasceu no município do Golungo Alto, aos 9 de Dezembro de 1938.
“Augusto Lopes Teixeira “Tutu”, muito cedo integrou a causa independentista em Angola, primeiro através da acção política e depois com participação efectiva na Luta Armada de Libertação Nacional”, pode ler-se na missiva.
Licenciado em Engenharia, Augusto Lopes Teixeira “Tutu”, exerceu vários cargos a nível do MPLA e no aparelho do Estado, com destaque para secretário do Estado da Industria e Energia no governo de transição em 1975.
Membro do Comité Central eleito no primeiro congresso do MPLA em Dezembro de 1977.
Foi ainda eleito Presidente do Comité Olímpico Angolano, no Mandato de 1979 a 1980, tendo sido o primeiro no pós independência.
Foi Reitor da Universidade Agostinho Neto no período de 1980 a 1981. Ministro da Educação de 1981 a 1991. A data da sua morte era membro do Conselho de honra do MPLA e General na Reserva.
Pelo infausto acontecimento, em nome dos militantes,amigos e simpatizantes, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, verga-se perante a figura do malogrado e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar.
Fonte; JA