EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 12 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

MPLA chama juventude a apostar em formação de qualidade

Neusa Felipe por Neusa Felipe
9 de Outubro, 2023
Em Política

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, destacou a necessidade de os jovens apostarem mais numa melhor formação para dar resposta aos grandes desafios do país

Poderão também interessar-lhe...

Manuel António Freire é o novo secretário-geral da Assembleia Nacional

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

Presidente João Lourenço felicita Vladimir Putin pelo Dia da Rússia

Caiu o pano sobre a 19ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU) que decorreu de 5 a 8 de Outubro, na cidade do Huambo, sob lema “Juventude Universitária, Amar a Pátria e Fazer Angola Crescer”, no âmbito do arranque do ano lectivo 2023-2024. Por esta ocasião, o secretário- geral do MPLA, Paulo Pombo- lo, chamou os jovens a apostarem mais numa melhor formação, de modo a dar resposta aos grandes desafios do país.

Paulo Pombolo, que acompanhou esta 19ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários, referiu que o comprometimento dos jovens numa formação de qualidade poderá travar o movimento de manipulação protagonizada pela oposição em Angola, acreditando que, com a ciência aplicada ao ser- viço do desenvolvimento, a manipulação não terá espaço. Pombolo acusa os partidos políticos na oposição de estarem resistentes à democracia.

“Há políticos, por exemplo, que só agora aprenderam a soletrar a palavra democracia. Consumidos pela ideia de que só haverá democracia apenas quando as suas opiniões forem as únicas consideradas válidas”, sustentou o político para o grupo de estudantes universitários presentes ao acto.

Momento de reflexão

O Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU) é uma iniciativa da JMPLA, braço juvenil do partido no poder. Tito Cambanje, membro do Comité Nacional da JMPLA, valorizou a realização do CANFEU, considerando ser um momento de reflexão sobre os desafios que se colocam aos jovens angolanos. “É um momento para os jovens reflectirem sobre as saídas profissionais em determinados sectores, sobre que profissões podem ajudar a diversificação da economia.

É um grande momento para os jovens estarem à altura dos desafios que o nosso país apresenta”, defendeu. Tito Cambanje apontou o desemprego, a habitação e as bolsas de estudo como os grandes desafios dos jovens, tendo garantido prontidão da JMPLA para servir de ponte para a boa execução das políticas do Executivo.

Por outro lado, a JMPLA congratula-se com o anúncio do Executivo sobre a manutenção e continuidade de políticas de atribuição de bolsas de estudo internas e externas, facto que considerou demonstrar a dimensão social das políticas públicas do Governo suportado pelo MPLA e a sua preocupação com a formação e capa- citação técnica, académica e profissional dos jovens, enquanto elevador social capaz de gerar um maior equilíbrio e prosperidade das famílias angolanas.

Preocupada com a formação académica e técnico – profissional dos jovens angolanos, a JMPLA, braço juvenil do partido que suporta o Governo, quer uma juventude formada e mais comprometida com os ideais da pátria, daí a realização anual do Campo Nacinal de Férias que junta representantes estudantis de todo o país.

Balanço

O secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, fez um balanço positivo da 19ª edição do CANFEU, alegando que o evento ocorreu na normalidade, tendo cumprido cabalmente os seus objectivos e programa previamente traçado. O responsável referiu que os jovens universitários de todo o país tiveram a oportunidade de interagir entre si, em torno do patriotismo e de temas de utilidade nacional, nomeadamente o desenvolvimento sócio-político e económico do país e a agricultura enquanto base de oportunidade de negócios e geração de riqueza. “O CANFEU é o maior encontro da juventude universitária angolana, que permite aos jovens, com o seu saber trazer o seu ponto de vista, no sentido de sermos cada vez mais protagonistas das transformações sociais, políticas e culturais do nosso país”, disse.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Manuel António Freire é o novo secretário-geral da Assembleia Nacional

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

O presidente da Assembleia Nacional, Adão Francisco Correia de Almeida, nomeou, nesta sexta-feira, 12, Manuel António Freire para exercer o...

Ler maisDetails

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

por Flávio da Costa
12 de Junho, 2026
Carlos Moco

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, apreciou, esta sexta-feira, 12, as várias demonstrações tecnológicas de algumas empresas e startups...

Ler maisDetails

Presidente João Lourenço felicita Vladimir Putin pelo Dia da Rússia

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, nesta sexta-feira, uma mensagem ao homólogo da Rússia, Vladimir Putin, por ocasião do...

Ler maisDetails

Antigo vice-presidente da República visita stands dos órgãos de Comunicação Social

por Flávio da Costa
12 de Junho, 2026

O antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, efectua, neste instante, uma visita aos vários stands das empresas ligadas ao...

Ler maisDetails

Manuel António Freire é o novo secretário-geral da Assembleia Nacional

12 de Junho, 2026

AS desembolsa 7 milhões de kz para cooperativa de mulheres peixeiras nos Navegantes

12 de Junho, 2026
DR

Trânsito na Avenida N’gola Kiluanje será parcialmente condicionado durante três semanas

12 de Junho, 2026
Carlos Moco

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.