O ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, afirmou que a nova unidade, agora inaugurada, representa um marco decisivo para a transformação académica e tecnológica da Lunda-Sul e da região leste do país
Segundo o ministro, o Instituto vai abrigar mais de 4.600 estudantes, distribuídos por 13 cursos de licenciatura, com destaque para as áreas de engenharia, ciências e matemática, além de um mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental.
“O moderno complexo é um centro de oportunidades e impulsionador do desenvolvimento local e regional”, disse Albano Ferreira, acrescentando que está totalmente alinhado com os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027.
O governante reforçou que este investimento só foi possível graças à visão do Executivo e à cooperação entre o seu pelouro, o Ministério dos Recursos Minerais e a SODIAM. Destacou ainda a importância de os estudantes e a comunidade cuidarem da infra-estrutura, como um símbolo do progresso alcançado ao longo dos 50 anos de independência nacional.
Albano Ferreira apelou, finalmente, à juventude para que abrace o conhecimento, a inovação e a responsabilidade social como motores de transformação nacional. “O futuro de Angola depende de um ensino superior inclusivo, moderno e alinhado com as necessidades do país”, concluiu.
Por: João Feliciano e Lito Cahongolo, em Saurimo, Lunda-Sul