O ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, afirmou que a criação de novas infra-estruturas universitárias na Lunda Norte integra o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 e está alinhada com o Plano Angola Capital Humano 2023-2037. Este último prevê o reforço das instituições de ensino superior na formação de quadros com níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento
Para atender à actual procura na província, o novo Campus da Universidade Lueji A’Nkonde contará, numa primeira fase, apenas com as faculdades de Economia (47 salas) e Direito (40 salas). Contudo, o governante sublinhou que a instituição deve ter um plano de desenvolvimento que contemple a incorporação de novos cursos, incluindo o de Geologia, Minas e Enfermagem, actualmente em estudo por uma comissão técnica.
Albano Ferreira lembrou que a criação de novos cursos exige um processo estruturado, com currículos modernos, infra-estruturas adequadas e corpo docente qualificado.
Sobre o quadro de professores, disse que o ministério aguarda a autorização para a realização de concursos públicos a nível nacional, de modo a permitir o ingresso de novos docentes.
“O conceito de universidade engloba estudantes de várias regiões do país e esta será também uma realidade na Lunda Norte, que deverá, a seu tempo, receber estudantes de outras províncias da região Leste”, destacou o ministro.