O Governo angolano lançou, nesta quarta-feira, 17 de Setembro, a Operação “Conexão”, destinada a reforçar as medidas de prevenção e combate à imigração ilegal e aos crimes conexos, sobretudo nas províncias fronteiriças
Ainiciativa decorre em cumprimento das orientações do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, e, embora tenha sido lançada em Cabinda, será posteriormente estendida a outras províncias com fronteiras terrestres.
A apresentação da operação foi feita pelo 2.º Comandante- Geral da Polícia Nacional e porta-voz da iniciativa, comissário-chefe Orlando Bernardo. O responsável explicou que a acção surge como resposta às preocupações manifestadas pela população de Cabinda, nomeadamente no que diz respeito ao impacto da imigração ilegal na segurança pública.
Segundo Orlando Bernardo, a Operação “Conexão” tem a duração inicial de 45 dias, renováveis, período após o qual será feita uma avaliação para medir os resultados e redireccionar as estratégias.