A capital do país vai ser palco, a partir desta segunda-feira, com término no dia 31 deste mês, da VI Reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O evento, que decorre sob o lema “Os Desafios da Segurança Interna no Quadro da Implementação do Acordo sobre Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP”, irá reunir delegações dos nove países-membros da Comunidade, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
De acordo com a organização, o principal objectivo da reunião é analisar aspetos cruciais ligados à segurança e à ordem interna, além de trabalhar no reforço da cooperação multilateral em áreas como a prevenção e combate à criminalidade transnacional, segurança fronteiriça e a mobilidade de cidadãos no espaço da CPLP.
A reunião enquadra-se nos estatutos da CPLP, servindo como um importante fórum de concertação e partilha de experiências entre os países lusófonos, num contexto global cada vez mais desafiante para a segurança interna.
Criada a 17 de Julho de 1996, a CPLP é um fórum multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade e da cooperação entre os seus membros. Os seus principais objectivos abrangem a concertação político-diplomática, a cooperação em diversos domínios, incluindo educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, justiça, cultura, segurança pública e comunicação social, bem como a promoção e difusão da língua portuguesa.









