A capital do país acolhe, de 9 a 12 de Agosto, a Cimeira Pan-Africana da Juventude que reúne mais de 50 países do continente berço com foco na cooperação multilateral.
O evento, que decorre sob o lema “Jovens que promovem a cooperação multilateral por meio da tecnologia e das parcerias”, é organizado pela União Pan-Africana da Juventude (UPJ), em colaboração com o Conselho Nacional da Juventude de Angola (CNJ).
O certame visa assinalar as comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de Agosto e tem como objectivo principal promover o diálogo, a integração e a solidariedade entre os jovens africanos.
A decorrer numa unidade hoteleira na capital do país, a cimeira reúne representantes da juventude de todo o continente e são discutidas políticas e estratégias que estimulem a participação activa dos jovens na tomada de decisões.
Além disso, destacam-se ainda a implementação da Carta Africana da Juventude e o fortalecimento da cooperação multilateral no quadro da Agenda 2063 da União Africana.
O Dia Internacional da Juventude foi instituído pela ONU em 1999. É celebrado anualmente a 12 de agosto e alerta para questões prioritárias que afectam os jovens em todo o mundo.
POR: Onésimo Lufuankenda