O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), lançou, hoje, na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, o Programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE), que gerou 184 postos de trabalhos directos.
Ao discursar na abertura do acto oficial de lançamento e apresentação pública do JOBE, o secretário de Estado para a Administração Pública, Domingos Filipe, em representação da ministra de tutela, Teresa Rodrigues Dias, afirmou que o Executivo tem envidado esforços de criar condições reais de empregabilidade em todo o país, de modo a dar resposta às aspirações de muitos jovens.
Neste sentido, frisou, com a criação do Fundo Nacional de Emprego, que financia o JOBE, e a aprovação da Agenda Nacional de Emprego, considerados marcos determinantes para a política de emprego em Angola, têm promovido o aumento da participação dos cidadãos no mercado de trabalho, dando oportunidades de inclusão, dignidade e desenvolvimento sustentável.
Para o responsável, o referido programa representa uma plataforma estratégica que permite facilitar a concretização de políticas do Executivo, tendo em vista a promoção e o apoio à empregabilidade, assim como ao empreendedorismo em Angola.
“O JOBE Angola é uma oportunidade basilar para a juventude que sonha com o primeiro emprego, do cidadão que acredita no potencial do país, da família que deseja viver com dignidade. É, em suma, de cada angolano que acredita que o futuro pode ser melhor do que o presente”, afirmou.
De acordo ainda com Domingos Filipe, das acções criadas pelo Estado para estimular a concretização do programa, salta à vista o financiamento de iniciativas comunitárias, com apoio ao empreendedorismo juvenil e a promoção de estágios profissionais.
“Estas medidas visam, sobretudo, proporcionar novas oportunidades, incentivando a resiliência da juventude e esperança de uma Angola melhor”, destacou.
Em actualização….