O Presidente da República e da União Africana (UA), João Manuel Gonçalves Lourenço, reuniu-se, este domingo, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, em Luanda, com o líder congolês, Félix Tshisekedi, numa conversa cujo enfoco recai sobre o agravamento das tensões no Leste da República Democrática do Congo.
O encontro entre o Presidente da UA e o Estadista congolês acontece cerca de dois dias depois de o Presidente João Lourenço ter recebido, no Palácio Presidencial, o ministro da Integração Regional da República Democrática do Congo, Floribert Isiloketshi, enviado especial de Tshisekedi, que informou sobre as novas investidas militares no Leste daquele país atribuídas às forças do Rwanda, por intermédio do grupo rebelde M23.
A par do agravamento da situação humanitária na região, segundo o enviado, em declarações à imprensa, as tropas ruandesas conquistaram novas localidades e chegaram até Uvira, fronteira com o Burundi, acrescentando que tal facto compromete o acordo de paz assinado a 04 de Dezembro, em Washington, nos Estados Unidos da América, mediado pelo Presidente Donald Trump, do qual João Lourenço foi testemunha, na qualidade de Presidente em exercício do maior bloco político africano.
Perante o cenário, o Presidente Félix Tshisekedi solicitou o reforço do apoio diplomático de Angola e da comunidade internacional, com o objectivo de pressionar o Rwanda a cessar as hostilidades.
O jurista e assistente de investigação da Universidade do Namibe (UNIBE), José Cavela Cativa, participou, recentemente, na República Federativa do...
Ler maisDetails









