O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, expressou, hoje, a sua profunda consternação pelo passamento físico do antigo Presidente da República Federal da Nigéria, Muhammadu Buhari, que faleceu ontem, domingo, aos 83 anos.
Em uma mensagem enviada ao seu homólogo nigeriano, Bola Tinubu, o Presidente João Lourenço destacou o legado de Buhari como uma “figura marcante na história” da Nigéria, cuja memória “perdurará pelas gerações futuras”.
A missiva enalteceu a força política e a determinação com que Buhari procurou modernizar a Nigéria, implementando reformas significativas que impulsionaram a diversificação económica, a transparência e a integridade.
Além disso, o Presidente angolano reconheceu o papel crucial de Buhari na União Africana, onde sua experiência e sagacidade foram fundamentais para dinamizar a instituição e fortalecer o seu papel na integração e desenvolvimento do continente.
Em nome do Executivo angolano e em seu próprio nome, João Lourenço apresentou as mais sentidas condolências ao Presidente Tinubu, ao povo nigeriano, à família enlutada e aos amigos de Buhari, prestando homenagem à importante personalidade que ele representou para a nação nigeriana.
POR: Onésimo Lufuankenda