O Presidente da República, João Lourenço, garantiu, há instantes, que o Executivo que lidera vai continuar a dar uma atenção ao sector da Saúde, com vista à melhoria das condições de saúde do povo angolano.
Na sua mensagem sobre o Estado da Nação, o Presidente João Lourenço detalhou o plano de fortalecimento do setor da Saúde, que assenta no investimento em capital humano, na construção de infraestruturas, na melhoria dos mecanismos de gestão de medicamentos, na municipalização dos serviços e na regulamentação do sector.
“O investimento feito está a permitir a construção de um Serviço Nacional de Saúde mais robusto e estável, capaz de assegurar resultados sólidos”, afirmou o Presidente.
João Lourenço fez um balanço positivo da capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde a emergências sanitárias graves.
O sistema conseguiu, segundo o Presidente, evitar o colapso durante a pandemia da Covid-19 e dar uma resposta eficaz a surtos como o de febre amarela e, mais recentemente, o de cólera, que retornou ao país em 2024.
No combate ao surto de cólera, foram administradas 3,6 milhões de doses de vacinas em municípios e localidades de maior vulnerabilidade.
O Chefe de Estado destacou a significativa expansão da rede sanitária nos últimos 18 meses, com a inauguração de várias novas unidades hospitalares. Entre elas, o Hospital Geral de Cuanza-Norte, que homenageia o nacionalista Mário Pinto de Andrade, e os Hospitais Municipais de Boa Doutora, Ipunha e Carujem.
O Presidente informou ainda sobre a modernização da capacidade de diagnóstico, com a realização e o equipamento de 6 laboratórios de referência regional e 37 laboratórios municipais (totalizando 43 unidades), que atenderam mais de 1 milhão de pacientes.
João Lourenço referiu-se ainda à homenagem ao general Pedro Maria Tónia Peralé, cujo nome foi atribuído a um novo complexo institucional.