O chefe de Estado angolano, João lourenço, enviou, na última terça-feira, 4, convites ao Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, e ao Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África ocidental (CE- DEAO), Omar Alieu Touray, para participarem na Cimeira de negócios EUA-África. O evento, que decorre em luanda de 23 a 26 de Junho deste ano, visa atrair investimentos para as grandes infra-estruturas pan-africanas
O estadista angolano pre- tende ainda estender o convite ao Presidente do Benim, Patrice Talon. Entretanto, Omar Alieu Touray já confirmou a sua participação e aproveitou a ocasião para felicitar o seu homólogo, João Lourenço, pela sua nomeação como Presidente Pro-Tempore da União Africana.
“Estamos convictos de que Angola e o Presidente Lourenço irão demonstrar a sua experiência na gestão de conflitos e liderar eficazmente os esforços para conter os focos de tensão emergentes no continente”, declarou Touray.
Além de debater questões económicas, a Cimeira de Negócios EUA-África servirá, ainda, para a revisão do Acordo-Quadro de Cooperação, abrangendo áreas como política e diplomacia, defesa, comércio, transportes aéreos, comunicação social, tecnologias de informação, indústrias criativas e investimentos.
Temas como o combate ao terrorismo e à pirataria, segurança pública, extradição de prisioneiros, isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, operações de companhias aéreas, dupla tributação e fomento do turismo poderão também ser incluídos nas discussões da Comissão Mista Bilateral.
“Estamos entusiasmados em reactivar uma Comissão Mista funcional e estratégica”, afirmou a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Bianca Odumegwu-Ojukwu.