O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por via de um Despacho Presidencial, a construção de novos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável para as sedes municipais do Cuimba, Nóqui e Luvo, na província do Zaire.
O projeto, que visa melhorar o acesso à água para mais de 600 mil habitantes da província do Zaire, abrange também a comuna de Mpala, pertencente ao município do Nóqui. A implementação dos sistemas será feita através de empreitadas de concepção e construção, cujos valores de investimento já foram definidos.
Para a vila do Cuimba, o valor da empreitada está avaliado em 28.793.258 euros. Já para a sede municipal do Nóqui e a comuna de Mpala, o investimento totaliza 19.267.425 euros.
Na sede municipal do Luvo, localizada a 60 quilómetros a norte de Mbanza Kongo, o governo vai gastar 7.243.516 euros.
Além dos custos de construção, o documento prevê ainda a aquisição de serviços de fiscalização para as empreitadas. Este serviço, essencial para garantir a qualidade e legalidade das obras, tem um custo orçado em 4.695.799 euros.
O documento delega ao governador do Zaire a competência para aprovar as peças do procedimento e verificar a legalidade de todos os atos praticados, incluindo a celebração e a assinatura dos contratos correspondentes, com a faculdade de subdelegar.
POR; Onésimo Lufuankenda