(TC) O papel activo de Angola e o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, nas grandes causas como paz, segurança e desenvolvimento económico do continente africano, foram enaltecidos, recentemente, em Madrid (Espanha), durante a conferência da Internacional Socialista (IS)
O presidium da IS, liderado pelo secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sanchez, contou com a presença do secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, que é, igualmente, um dos vicepresidentes para África, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso este domingo.
Citado no documento, Pedro Sanchez, que também é Chefe do Governo espanhol, informou ao presidium da IS sobre o seu recente encontro com o Presidente João Lourenço, com quem abordou, entre outros assuntos, o papel cada vez mais importante da União Africana (UA) na discussão dos assuntos globais.
Os participantes manifestaram a sua grande preocupação pela persistência do conflito armado no Sudão e pelo impasse nas conversações sobre a paz na República Democrática do Congo, particularizando que os fundamentos do “processo de Luanda”, conduzido pelo Chefe de Estado angolano, deveriam ser levados em conta para as iniciativas que se assistem actualmente.
Durante a conferência, foram debatidos, entre outros temas, a actual situação política e internacional, assim como foram reafirmados a união de esforços e o alinhamento de estratégias das forças progressistas, para a contenção da espiral de crescimento da extremadireita a nível mundial.
Os socialistas assinalaram, de forma positiva, as perspectivas de paz para o Médio-Oriente, abertas pelo acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, sobre a Faixa de Gaza e manifestaram a esperança de que o mesmo possa vir a ser o início de um novo ciclo que culminará com a existência de dois Estados.
A Internacional Socialista foi fundada a 3 de Junho de 1951 (74 anos), tendo como membros mais de 160 partidos políticos, dos cinco continentes do mundo. A sua sede oficial está em Londres, Inglaterra.