O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciou, este sábado, em Nova Deli, que o seu país vai apoiar a modernização das Forças Armadas Angolanas (FAA) com uma linha de crédito de 200 milhões de dólares.
A garantia foi dada pelo dirigente durante as conversações que decorreram entre os dois países no quadro da visita que o Presidente angolano realiza àquele país.
Na ocasião, Narendra Modi disse que o seu país está disponível para fornecer equipamento militar e colaborar no treino das FAA.
Referiu também que atualmente, Angola e a Índia celebram 40 anos de profundas relações políticas.
“Os dois países estão a celebrar o 40.º aniversário do estabelecimento das suas relações políticas, mas as relações são mais antigas e mais profundas”, disse.
Sublinhou que a Índia é um dos maiores compradores de petróleo e gás de Angola, factor que estreita ainda mais a cooperação entre os dois países, confirmada com a assinatura de mais quatro memorandos de entendimento em quatro domínios.
Segundo Narendra Modi, os dois países decidiram fortalecer as relações nas áreas da saúde, do processamento de diamantes, de fertilizantes e de minerais críticos.
No final das conversações, Narendra Modi convidou Angola a unir-se à Aliança Solar Internacional.