O inspector-geral da Administração do Estado (IGAE), João Manuel Francisco “João Pinto”, afirmou, Sábado, que o ano de 2025 foi marcado por desafios no sector da administração pública, com destaque para o reforço da ética, do civismo e da responsabilidade dos servidores públicos
João Pinto, que fez estas declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim de ano ao Presidente da República, João Lourenço, disse perspectivar para 2026 a continuidade das reformas e a melhoria do controlo administrativo.
No balanço do ano, o responsável sublinhou que a IGAE manteve como prioridade a educação dos servidores públicos para o respeito pela ética e a assunção das consequências dos seus actos, considerando que muitos dos constrangimentos na administração pública estão ligados a questões de civismo e a vícios adquiridos ao longo do tempo. “O controlo e a administração são processos permanentes.
Tivemos um ano de adequação da legislação, de melhoria das condições de trabalho e de reforço das acções internas e externas”, afirmou. Acrescentou que, apesar de os indicadores registados serem positivos, “há ainda a necessidade de continuar a fazer melhor”. O inspector-geral destacou igualmente a importância da participação da sociedade, através de denúncias responsáveis e não maliciosas, como forma de reforçar o sentimento de justiça e promover a boa governação.









