O reforço das relações parlamentares e bilaterais dominou, nesta Quarta-feira, 18, o encontro entre o presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, e os embaixadores do Japão, Hiroaki Sano, e da Alemanha, Stefan Traumann.
Segundo informações colhidas na página do Parlamento angolano, à saída do encontro, Hiroaki Sano sublinhou que o diálogo decorreu num ambiente amistoso e serviu para avaliar os 50 anos de relações diplomáticas entre Angola e o Japão, que se assinalam este ano.
O diplomata considerou positiva a evolução da cooperação, recordando a recente visita do Presidente João Lourenço ao Japão, que deu novo impulso ao relacionamento entre os dois países.
O embaixador japonês avançou ainda que o volume de negócios entre Angola e o Japão ronda os 200 milhões de dólares, segundo dados disponíveis, mas defendeu uma leitura mais abrangente da cooperação económica, tendo em conta operações comerciais indirectas. Sano apontou existir margem para aprofundar não apenas a vertente económica, mas também o intercâmbio institucional, incluindo ao nível parlamentar.
Já Stefan Traumann referiu que esta foi a primeira audiência com o novo presidente da Assembleia Nacional, destacando a importância do papel dos parlamentos para uma democracia viva.
O diplomata alemão afirmou que as partes analisaram o reforço da cooperação parlamentar, através da troca de delegações, como complemento essencial às relações entre os governos.
No plano económico e político, Traumann mostrou-se optimista quanto ao futuro da parceria entre Angola e a Alemanha, com destaque para projectos ligados ao Corredor do Lobito e à presença alemã em iniciativas multilaterais.
Indicou ainda que, na sequência da visita do Presidente alemão à Angola, novas iniciativas estão em preparação e poderão ser anunciadas nos próximos meses.









