O governador da província de Malanje, Marcos Nhunga, procedeu, hoje, à deposição de uma coroa de flores ao túmulo do Soldado Desconhecido, como forma de reconhecimento por aqueles que tombaram na batalha que teve início a 4 de Janeiro.
A cerimónia contou, também, com a presença do ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos Liberdade e de várias entidades proeminentes daquela província que, a seguir ao governador, também depuseram as suas coras de flores como símbolo de honra pelos mártires da repressão colonial.
Vale recordar que foi a 4 de Janeiro de 1961, na Baixa de Cassange, que um grupo de trabalhadores protestou massivamente contra a cultura forçada de algodão e exploração colonial, marcando um dos primeiros grandes levantes contra o colonialismo português.
Como o palco da revolta, a província de Malanje acolhe, este domingo, o acto central, sunordinado ao lema: “Honrar os Mártires da Repressão Colonial é Manter Viva a Nossa História”









