Em uma conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, 01 de outubro, em Luanda, a direcção do partido político supracitado tornou pública a suspensão de Ngola Kabango de todas as actividades e reuniões centrais da FNLA, com base nos artigos 11 e 32 dos estatutos do partido, por alegadas tentativas deliberadas de sabotagem e desestabilização da actual liderança daquela força política.
De acordo com a direcção do partido, na qualidade de denunciante, o nacionalista, antigo vice-presidente e membro do Bureau Político do Comité Central da FNLA, durante a realização da última reunião do Bureau Político, a 26 de setembro do ano em curso, supostamente, protagonizou momentos de tensão ao proferir ofensas morais contra o presidente do partido, Nimi a Simbi, e outros membros do órgão.
A direcção liderada por Nimi a Simbi acrescentou que o processo do ex-deputado à Assembleia Nacional de Angola já se encontra no gabinete de controlo e disciplina para a devida apreciação.
“O processo disciplinar foi já encaminhado à Secretaria de Controlo e Disciplina, que avaliará as acções do militante. Considerando a gravidade das ofensas contra o presidente e outros membros do partido, reservo-me o direito de recorrer às instâncias judiciais”, afirmou.
O presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola frisou que, Ngola Kabango, há já algum tempo, tem promovido desordem interna e a actuar à margem dos estatutos do partido.