Decorre, neste momento, no Hotel Intercontinental, em Luanda, o segundo dia da cerimónia de condecorações à margem das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional.
Para o dia de hoje, à semelhança de terça-feira, os homenageados pelo Presidente da República, João Lourenço, falaram sobre o reconhecimento e a importância das condecorações.
Entre os agraciados estão figuras como o Rei do Bailundo, Isaac Francisco Lucas Tchongola, que ressaltou a parceria entre o poder tradicional e o Estado para a defesa dos valores culturais.
“Essa parceria deve ser cada vez mais estreitada de forma a facilitar o trabalho do Estado entre a população e as autoridades tradicionais”, afirmou.
Do universo do jornalismo, Isidro Sanhanga, Horvanda Andrade e Silva Candembo expressaram emoção e agradeceram a distinção.
O jornalista Isidro Sanhanga dedicou o reconhecimento a todos que cruzaram o seu caminho e aos colegas da TPA, enquanto Horvanda Andrade, visivelmente emocionada, destacou o significado de ser reconhecida em vida. Candembo, por sua vez, atribuiu a homenagem ao trabalho de equipa no Semanário A Capital.
O mundo da música foi representado por Pérola, que, comovida, agradeceu o reconhecimento do seu trabalho de mais de 20 anos.
“É emocionante este reconhecimento, porque só demonstra que todo este percurso que eu tenho feito, o trabalho que eu tenho demonstrado, ao longo dos anos, tem sido bem feito”, disse a cantora.