A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou, nesta segunda-feira, 21, em Luanda, que o Executivo prevê construir, nos próximos anos, cerca de 55 novas escolas em todo o país, no quadro da segunda fase do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), em parceria com o Banco Mundial
A governante, que falava no final de uma visita às obras de reabilitação e ampliação de estabelecimentos escolares na capital do país, frisou que a educação é “o motor do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, reafirmando o compromisso do Executivo em garantir uma educação de qualidade para todos os angolanos.
“Pensamos que estamos em condições, depois do devido apetrechamento, de ter instituições para responder às necessidades do novo ano lectivo que se avizinha”, afirmou. Para o ano lectivo 2025/2026, duas escolas já estarão em funcionamento: a Escola 1530, no município do Rangel, e a Escola 1536, ex-147, no Sambizanga, ambas reabilitadas e equipadas com novos laboratórios e melhores condições para prática desportiva.
Esperança da Costa destacou ainda que as melhorias nas condições sanitárias das escolas terão impacto directo na permanência das raparigas no sistema de ensino e na redução do abandono escolar, uma das maiores preocupações do Executivo. “As raparigas são as mais afectadas pela ausência de instalações sanitárias adequadas”, alertou.
Leia mais em