A embaixadora de Angola no Reino de Espanha, Balbina da Silva, apresentou, nesta semana, em Andorra, as Cartas Figuradas à ministra dos Negócios Estrangeiros, Imma Tor Faus.
Segundo uma nota de imprensa enviada hoje ao Jornal OPAÍS, a diplomata cumpre uma agenda de trabalho de dois dias em Andorra-a-Velha, com o objectivo de estreitar os laços diplomáticos e explorar novas áreas de cooperação económica e institucional.
Durante a audiência, sublinha o informe, a dirigente manifestou o interesse de Angola na institucionalização de Consultas Políticas regulares, visando a futura assinatura de um Acordo Geral de Cooperação e o reforço do diálogo ao mais alto nível através de convites recíprocos para visitas oficiais dos respectivos chefes da diplomacia e abordagem de temas da agenda global e questões afins à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
A nota sublinha, igualmente, que Balbina da Silva abordou o fortalecimento prático da cooperação, sugerindo um memorando para consultas políticas e propondo encontros no sector do turismo para troca de experiências, reafirmando o compromisso de Angola com a paz na África Austral.
Por sua vez, a ministra Imma Tor Faus centrou-se no papel de Andorra no cenário multilateral, saudando a sua entrada como observador na Organização Internacional da Francofonia (OIF) em 2024 e o papel histórico de Angola na CPLP, onde Andorra é membro observador.
Sublinhou o sucesso da presidência angolana na União Africana e o papel de mediador do Presidente João Lourenço em conflitos regionais, especialmente entre a RDC e o Ruanda.









