A embaixadora da União Europeia em Angola, Rosária Bento Pais, ressaltou esta semana, no Bié, o papel e relevância de Angola em acabar com a guerra interna e promover a paz e reconciliação nacional, considerando ser um exemplo de dimensão global
Segundo a diplomata, que falava quarta-feira, no final da visita ao Memorial da Batalha do Cuito, situado na comuna do Cunje, província do Bié, Angola representa uma referência importante no domínio da pacificação e reconstrução, evidenciando o seu papel como exemplo de resiliência e estabilidade.
Na sua visão, num momento em que o mundo enfrenta múltiplas crises, a experiência de Angola serve de inspiração para a comunidade global, demonstrando que a paz é a base fundamental para o desenvolvimento sustentável e duradouro. Por isso, referiu ser importante se continuar a ouvir os líderes governamentais, políticos e membros das organizações da sociedade civil quanto a sua experiência em acabar com a guerra, promover e consolidar a paz.
Esses testemunhos, adiantou, vão contribuir para reforçar a mensagem de que “não há nada que pague a paz” e que “o desenvolvimento tem de passar pela paz”. Rosário Bento Pais reforçou ainda que a comunidade internacional deve continuar a apoiar Angola nos seus esforços de manutenção da estabilidade e na promoção de processos de reconciliação, ressaltando a importância de um ambiente pacífico para o progresso económico e social do país.
Leia mais em