Em um momento de convívio com 34 crianças, filhos de membros da Comunidade Angolana e de Diplomatas no Reino Unido, que ocorreu este sábado, na sede da Embaixada da República de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, em Londres, o embaixador José Patrício, transmitiu às crianças valores sobre a história, geografia, o significado da bandeira, dos símbolos e riquezas naturais de Angola.
Depois de vários instantes de interação e confraternização com os menores, o diplomata aproveitou a ocasião para apresentar às crianças e aos pais e seus encarregados de educação o concurso de poemas, contos e desenho sobre a Independência Nacional.
O concurso infanto-juvenil, de acordo com uma nota de imprensa dàquela embaixada enviada à redacção do OPaís, está aberto à participação das crianças da comunidade angolana no Reino Unido, até ao dia 30 de outubro do ano em curso. As peças para o concurso, avança o documento, divididas em duas classes – infantil dos 7 aos 12 anos e juvenil dos 13 aos 17 anos – , deverão ser enviadas para o correio electrónico da Embaixada: embassy@angola.org.uk.
A nota refere ainda que, os três primeiros vencedores das duas classes serão anunciados e receberão prémios no dia 08 de novembro, de acordo com o regulamento interno do concurso apresentado pelo Chefe da Missão Diplomática de Angola no Reino Unido.
O objectivo desta actividade, realizada sob o lema “Filhos da Diáspora, Filhos de Angola”, foi de incutir nas crianças o espírito patriótico, através da transmissão de conhecimentos sobre as histórias marcantes registadas no nosso país, e enquadra-se nas celebrações do Dia do Herói Nacional e dos 50 Anos da Independência de Angola.
N ocasião, José Patrício convidou os “filhos da diáspora, filhos de Angola” nascidos no Reino Unido a visitarem a mãe pátria.
“Esta é ainda para vocês uma viagem imaginária, mas precisam mesmo de pisar o solo angolano ao encontro das vossas raizes”, disse.
Numa actividade animada com as presenças da Embaixatriz, Maria Dolores Patrício, e da Cônsul-Geral de Angola no Reino Unido, as crianças receberam brindes, dançaram e declamaram poemas do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.
Noah Luvily Napoleão Neto, de 13 anos de idade, nascido em Londres, declamou os poemas “Havemos de Voltar” e “Adeus na Hora da Largada”.
Por seu turno, Ezequiel Pedro, igualmente de 13 anos de idade, apresentou a sua curta metragem em banda desenhada sobre a Independência Nacional.
Ainda no quadro das comemorações do jubileu das cinco décadas de soberania angolana, a nota acrescenta que a embaixada vai realizar a “Quinzena da Dipanda”, com celebrações que incluem um jogo de futebol 11 entre as selecções de Londres e de Manchester (com membros da comunidade angolana), uma marcha de 5 km pelos 50 Anos da Independência Nacional, sendo que cada 1 km representa simbolicamente 10 anos de independência.
Constam também, segundo o informe, das actividades comemorativas dos 50 Anos da Independência Nacional, uma recepção oficial com membros do Governo Britânico, Corpo Diplomático acreditado em Londres, empresários, think tanks e representantes de organismos internacionais sediados na capital britânica e um convívio com membros da comunidade angolana no Reino Unido.
O Petro de Luanda conquistou hoje a Supertaça, troféu que abre a temporada futebolística nacional 2024/2025, após vencer, por 3-1,...
Ler maisDetails