Os eleitores na Tanzânia continental e em Zanzibar são chamados, esta quarta-feira, 29, para participar das eleições gerais, que vão definir o novo Presidente, os membros do Parlamento e os vereadores.
Para este pleito, mais de 37,6 milhões de tanzanianos estão registados para exercer o seu direito cívico, num escrutínio divulgado pela Comissão Nacional Eleitoral Independente.
O processo de votação decorre em 99.895 secções eleitorais em todo o país, com o encerramento das mesas de voto previsto para às 16h00, horário local.
De acordo com o comunicado divulgado pelo presidente da INEC, Jacobs Mwambegbele, 17 partidos políticos apresentaram candidatos à presidência e à vice-presidência. A disputa por assentos parlamentares e nos conselhos locais é ainda mais intensa, com 18 partidos na corrida.
No total, 1.729 candidatos concorrem a cargos parlamentares, enquanto 7.239 disputam os cargos de vereador. Um destaque nas candidaturas é a participação feminina: as mulheres representam 32% dos candidatos a deputados e 10% dos candidatos a vereador.









