Os deputados do MPLA consideraram positivos os dados apresentados pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, durante o painel sobre a situação socioeconómica do país, realizado no âmbito das III Jornadas Parlamentares do Grupo Parlamentar do MPLA, que decorrem na província do Cuanza-Sul
O deputado Osvaldo Caculo, eleito pelo círculo eleitoral do Cuanza-Norte, destacou como ponto alto do encontro a garantia de que o Executivo concluiu, até Julho deste ano, o pagamento das ordens de saque referentes a 2024 destinadas ao empresariado nacional.
O parlamentar sublinhou ainda os desafios em curso, como a mitigação da subida dos preços da cesta básica e a necessidade de reforçar o apoio à produção nacional. “É fundamental reforçarmos a aposta na agricultura e noutros sectores estratégicos como o ouro e os diamantes, que ganham cada vez mais peso na nossa economia.
O objectivo é claro: reduzir a dependência do petróleo e diversificar a nossa base económica”, afirmou. Já a deputada Elisandra Gurgel Açúcar, eleita pelo círculo nacional e vice-presidente da Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, frisou a complexidade do desafio de se criarem um milhão de empregos por ano, tendo em conta o acelerado crescimento demográfico do país.
Leia mais em